UA-89416932-1

Olá, tudo bem?

Você quer saber como pode fazer seu cérebro trabalhar ao seu favor?

Estarei aqui lhe passando 7 dicas importantíssimas para contribuir com seu crescimento.

De vez enquanto, através de minhas redes sociais (instagram, facebook e no youtube), posto dicas, em uma série chamada #7x7ComDrDjalmaPinho. É interessante que você também nos acompanhe lá, e fique ligado, pois estas dicas, com certeza, vão abençoar a sua vida. Através delas, você aprenderá a usar a máquina mais sensacional que existe no universo: o seu cérebro. Você não pode permitir que essa máquina se volte contra você, mas pode fazer que ela trabalhe ao seu favor.

______________

PRIMEIRA DICA
A primeira dica que eu quero dar a você é: tenha metas vinculadas aos seus sonhos.

Por que isso é importante?

Porque o nosso cérebro é pró ativo, ele age em favor de consolidar as informações, trazendo soluções para os conflitos existentes entre os seus sonhos e as suas emoções. Como sempre digo, o cérebro não é emocional, é espiritual; por isso, o teu sistema emocional tem que se submeter aos sonhos que você tem.

Quando seu sistema límbico deseja realizar alguma coisa, ele vai consultar seu córtex pré frontal, que é o local onde ficam armazenados seus sonhos. Chegando lá, ele detecta estes sonhos. Uma outra área vinculada a ele, chamada ACC (Anterior Cingulate Córtex), vai detectar o conflito. Então, se o que eu quero fazer agora não está alinhado com meus sonhos, tendo eu metas muito claras para tal, meu próprio cérebro vai rejeitar isso e criar um conflito.

Então tenha metas vinculadas aos seus sonhos e o seu cérebro trabalhará ao seu favor.

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16:3)

_____________

SEGUNDA DICA
A segunda dica que dou é: Seja grato.

Isto não é sugerido pela bíblia à toa, “entrai pelas portas com ações de graças” (Sl 100:4a) . Quando pensamos em ser grato a alguém ou a alguma coisa, eu preciso refletir sobre essa gratidão, meu cérebro percebe isso e sabe que algo de bom foi feito e a área das recompensas é acionada.

A área das recompensas é recheada de dopamina, uma dose de dopamina, o hormônio da felicidade, é disparada na corrente sanguínea, e quando isso acontece eleva a minha auto estima melhorando inclusive o meu sistema imunológico, logo em seguida o meu cérebro trará a memória uma lista de coisas que aconteceram comigo, e imediatamente, ele então dispara outro hormônio que se chama ocitocina, a ocitocina é o hormônio da paixão e do amor. Na hora que você diz, “eu sou grato a alguma coisa””, você se torna mais apaixonado por ela, mais apaixonado pela vida, mais apaixonado pelas coisas ao qual você foi grato.

Se você praticar gratidão habitualmente, você vai tornar o seu cérebro viciado em felicidade.

Então seja grato e o seu cérebro vai trabalhar a seu favor.

“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:18)

______________

TERCEIRA DICA
Para que você faça seu cérebro trabalhar a seu favor, a terceira dica que te dou é: gerencie seus pensamentos.

Você não é o que você pensa, mas se tornará tudo aquilo que pensou. Uma vez que pensou em algo, esse algo vai se tornando realidade dentro de você. Seus pensamentos tornam-se palavras, essas palavras se transformam em ações, ações que tomadas repetidas vezes tornam-se hábito e o hábito é o que define seu caráter e determina seu destino.

Por isso é tão importante que você gerencie seus pensamentos. Crie filtros para selecionar coisas que realmente são de seu interesse, que contribuirão para seus objetivos, e não permita que seus pensamentos venham te sabotar e tirar você do seu foco.

Se você filtrar, cuidar e trabalhar seus pensamentos, vinculando as coisas que realmente te interessam às coisas relacionadas à seu sucesso, com certeza seu cérebro trabalhará a seu favor.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

____________

QUARTA DICA
Vamos para quarta dica de como usar seu cérebro a seu favor: seja seletivo.

O que quero dizer com “seja seletivo” é: escolha os estímulos que dará ao seu cérebro. Escolha se quer trazer tristeza ou alegria, pensamentos de ânimo ou de desânimo. Seu cérebro receberá aquilo que você estimular. Isso ocorre através do que você ouve, enxerga e, até mesmo, percebe. Lembre-se: nossas memórias são formadas por nossa interpretação, não pelo que ocorre do lado de fora. O que você interpreta é registrado, uma vez registrado, ao dormir à noite, aquilo se torna permanente e, uma vez permanente, seus pensamentos deflagram suas futuras açōes.

Então filtre. A medida que selecionar pensamentos relacionados ao seu destino, sucesso e felicidade, com certeza, você fará seu cérebro trabalhar a seu favor, contribuindo para seu crescimento. Crie foco!

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

____________

QUINTA DICA
A quinta dica que quero te dar é: faça perguntas.

Não é a toa que a profissão do Coaching nos capacita para fazer perguntas certas. O Coaching é o profissional que estudou e trabalha com a Maiêutica. Jesus também trabalhou desta forma.

Quando queria ensinar algo, Jesus não trazia a resposta, Ele fazia a pergunta para que as pessoas pensassem e buscassem as respostas. Sempre que você faz uma pergunta, está obrigando seu cérebro a mergulhar dentro de si e buscar conexōes corretas para aquele assunto.

Então, minha orientação é que você faça perguntas.

Mas, que tipo de perguntas? Faça perguntas que te tornem uma pessoa melhor. Perguntas que te levem às respostas que gostaria de receber. Davi fez a pergunta certa, no momento certo: “Por que estás abatida, ó minha alma? Espera em Deus”. Com esta pergunta, Davi foi levado ao refrigério que é confiar em Deus. Essa pergunta mudou o status de pensamento dele. Tenho certeza que mudará o seu também.

Pergunte, e você verá seu cérebro trabalhando ao seu favor.

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.” (Salmos 42:5)

__________

SEXTA DICA
Muitas pessoas tem dificuldade de praticar, esta sexta dica, mas é fundamental: tenha uma boa alimentação.

Não sou nenhum nutrólogo, nutricionista, endocrinologista… mas tenho pesquisado muito à respeito e visto que existem vitaminas especiais para melhorar a memória e desempenho de conexões das sinapses.

Existem vitaminas específicas que melhoram seu desempenho. Então é importante entender a influência que sua alimentação tem sobre você. Cuidar da forma que se alimenta é de extrema importância para o bom desempenho neurológico. Pesquise mais sobre este assunto e você verá como uma boa alimentação não só faz bem ao corpo, mas também ao cérebro.

Você sabia que 30% do consumo de energia do corpo, aquilo que você consome, vai para seu cérebro? É o órgão que mais absorve. Então, por favor, se alimente bem, consuma alimentos saudáveis e seu cérebro trabalhará a seu favor.

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (I Coríntios 10:31)

___________

SÉTIMA DICA
Chegamos na última dica para contribuir com seu crescimento, fazendo seu cérebro funcionar melhor. Tenho certeza que muitos vão gostar, a dica é: durma pelo menos 8 horas por dia.

O sono é muito importante. Mas não se trata de dormir de qualquer jeito. Quando você tem um ambiente adequado, seu cérebro produz melatonina, o hormônio responsável por fazer do seu sono o melhor possível. Nesse sono, você atinge um estágio tão agradável no cérebro, que as informações são conectadas, neurônios e conexões são criados e seu cérebro fica mais criativo, inteligente e produtivo. Então, durma bem e seu cérebro vai trabalhar a seu favor.

“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.” (Salmos 4:8)

0 Comments